Porque não exagerar no início dos exercícios físicos

Caso esteja começando a fazer atividade física e tenha mais de trinta e cinco anos, meu conselho é ir com calma, mesmo liberada(o) pelo seu médico. A razão é simples: a possibilidade de ter algum tipo de lesão é grande.

Após essa idade, começamos a perder massa magra — massa muscular. Então, pelo fato de não praticar atividade física por um bom tempo, seus músculos diminuíram. Você precisa tonificá-los novamente. Senão, as articulações e os tendões serão os primeiros a sofrerem com as cargas dos exercícios.

Experiência própria, pois, por vezes, retomei alguma atividade que não fazia há mais de um ano e me contundi. Agora, com barba branca, procuro tomar cuidado em cada nova atividade ou progresso na que estou praticando. A voz da experiência segura a ansiedade de subir o nível com rapidez. Mesmo assim, continuo me machucando. Ora é a lombar, ora é a cervical e ora o músculo posterior da coxa. Porém, como mudo de patamar com cuidado, a contusão logo se cura e parto para o andar de cima.

Outro conselho importante, que no passado soaria um palavrão, é, ao se contundir — leve —, não parar meses até a lesão sair de vez. Exemplo: digamos que você resolveu começar com caminhada três vezes por semana, quarenta minutos cada. Entusiasmada(o), você resolve aumentar o ritmo da caminhada e sua duração: de quarenta minutos passa a sessenta minutos. Com o aumento da intensidade e da distância, algum músculo de uma de suas pernas pode dar uma leve fisgada. Se insistir em terminar o exercício, a lesão pode piorar. Mas você não insistiu, ao chegar em casa colocou gelo e fez gelo três vezes ao dia, nos próximos três dias. No quarto dia, se conseguir caminhar vinte minutos, bem leve, será bom. Fique nos vinte minutos de caminhada por uma semana, até ganhar mais confiança e sentir que a fisgada foi embora. Caso ela volte, precisará ir a um médico e/ou fisioterapeuta.

Mas, Dr. Dilema, por que está falando isso? Porque é muito comum aparecer uma leve lesão logo no início da sua jornada no mundo dos esportes, e, possivelmente, vai desistir. Daí, a retomada será bem mais difícil.

Publicado por jony1818

Sou coach, psicodramatista, triatleta e maratonista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: