Paciência X Resultados

Pois é! Na vida é necessário ter paciência. Mais ainda em tempos de pandemia.

Eu, por exemplo, sou uma pessoa impaciente, difícil conseguir segurar minha ansiedade. No entanto, desde o aparecimento do vírus da Covid19, tenho me esforçado a ser cada dia mais paciente.

Mas o que é ser paciente? E por que a falta de paciência nos atrapalha?

Como perceberam, gosto de encontrar as definições e os sinônimos para tudo, portanto, busquei ‘paciência’ na Wikipédia. Espero que tenham paciência de ler. Risos.

Paciência é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir numa atividade difícil, mantendo uma ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.”

Vamos aplicar as palavras acima na nossa jornada de emagrecer. Precisamos ser perseverantes, resilientes e ouvir os outros, aguardar o tempo certo para que as coisas aconteçam e, principalmente, não perder a calma — algo difícil em nossos dias.

Mas, Dr. Dilema, se eu for muito paciente, é capaz de não chegar a lugar algum, não emagrecer nada, afinal, para cada quilo não descontado da balança, eu poderei usar do exercício da paciência e ceder à dieta.

De modo algum, minha cara. Ser paciente não é ser passiva(o). Na dieta, ter paciência é não buscar resultados imediatos, instantâneos. Lembre-se, você engordou em anos — há exceções, eu sei —, não será em dias que irá emagrecer. Tem de ter paciência.

Então o que sugere, Dr. Dilema?

Sugiro que trace metas alcançáveis. Cada um sabe a meta possível a si próprio. Trace uma meta: vamos dizer que queira emagrecer 6 quilos. Uma pessoa saudável pode emagrecer um quilo em dez dias. Mas é sacrificante! Portanto, coloque um quilo em vinte dias. Assim, em quatro meses terá o seu peso desejado.

E a paciência entra justamente nessa meta. Se não emagrecer nos primeiros vinte dias o um quilo traçado, não tem problema, o importante é o progresso e a boa vontade em emagrecer.

Os resultados precisam acontecer, mesmo se não forem planejados de início. Porque sem resultado, virá a frustração e a famosa frase: “Nunca conseguirei emagrecer.”

Sendo assim, é fundamental que a balança acuse o sucesso do seu esforço.

Comece hoje, amanhã, com metas e, principalmente, paciência.

Boa sorte

Publicado por jony1818

Sou coach, psicodramatista, triatleta e maratonista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: