Finalmente chegou a hora de iniciar tanto sua dieta como seus exercícios físicos. E olhe que não é segunda feira!
Qual meta, quais objetivos irá colocar?
Então, não trace metas difíceis de serem alcançadas, não se preocupe com os outros, muito menos com a sociedade; o importante é sua saúde e seu bem-estar, tanto físico como psicológico.
Mas, Dr. Dilema, como posso quantificar essas metas?
O ideal seria, no caso da dieta, ir a uma nutricionista de sua confiança e para as atividades físicas ter alguma orientação de um profissional de Educação Física.
Se isso não for possível no momento, existem vários sites e vídeos que podem lhe orientar. Porém, lembre-se, não faça nada exagerado e nada que seu médico não permita.
Essa parte da meta é algo particular, da sua singularidade.
Como assim, Dr. Dilema?
Cada um tem o seu desejo e sua vontade para que esse desejo se torne realidade. Portanto, quando for traçar suas metas, é importantíssimo se conhecer bem, saber o que quer e se tem vontade e capacidade para tal objetivo. Isso é um pouco complicado por ser subjetivo, não é algo mensurável como a quantidade de quilos que quer perder nem a quantidade de vezes que irá correr por semana. Além do mais, precisa estar consciente das suas limitações físicas, emocionais e da sua idade.
Mas não me considero velha, Dr. Dilema!
Eu não quis dizer isso. Se foi o que entendeu, me desculpe. Quis dizer que certas pessoas — me incluo —, por vezes, se acham mais novas do que realmente são, buscando objetivos do passado quando tinha vinte anos a menos. E a idade pesa, no corpo e na alma. A parte boa de estar mais velho é a sabedoria, conhecer melhor nossas limitações e, principalmente, aceitá-las.
Então devo me limitar, Dr. Dilema?
De certo modo sim e não. Não diria se limitar, mas alongar suas expectativas no tempo. NÃO APRESSE O RIO