Tudo bem, fazer sua atividade física sozinha(o), porém, nada melhor do que ter uma amiga(o) para te acompanhar no parque ou na academia.
Muitas vezes, fazemos amizades nas atividades físicas. E olhem que interessante: podem ser mais sólidas e frequentes do que as antigas amizades.
No meu caso, foi assim. Tinha vinte anos quando comecei a correr. Na época, após me desintoxicar do antigo vício de fumar, o Álvaro — colega/amigo da faculdade — foi meu primeiro companheiro de corrida. Depois das aulas, nós íamos até o Parque do Ibirapuera e corríamos de oito a dez quilômetros.
De verdade, assim que parei de fumar, fiquei três meses tossindo. Só depois dessa etapa desagradável que consegui dar meus primeiros passos no mundo da corrida. Com a juventude na sola do meu pé, os progressos foram rápidos. No entanto, como não havia tênis de corrida, com cinco meses de esporte meu joelho inflamou. Fiquei arrasado, porque a corrida era minha válvula de escape para a pressão dos estudos.
Não foi só a falta do esporte que me fez mal, foi ter de me afastar dos meus primeiros companheiros de corrida. O Álvaro eu via na faculdade, mas não era a mesma coisa, nossos assuntos nas aulas e nos intervalos eram sobre as matérias.
Daí, percebi como meu papo com o Álvaro fluía nos oito quilômetros pelas ruas do Parque do Ibirapuera. Era algo impressionante, como se não existisse freio nas nossas conversas, além de serem agradabilíssimas. Falávamos, ríamos e nem víamos o tempo passar. Quando dávamos por conta, já havíamos terminado o treino.
Não tinha ideia do porquê era tão bom e tão fácil conversar enquanto corríamos. Mais tarde, ouvi falar sobre ‘pace’ e ‘pacer’ e tudo ficou claro.
E o que é pace?
Pace nada mais é do que o ritmo que corremos. Pacer — não sei quem inventou — é a pessoa que corre no nosso pace — ritmo.
Quando essa mágica de correr no mesmo ritmo acontece, cria-se uma sincronia entre você e a pessoa do seu lado. E essa sincronia não se restringe aos passos dados por minuto, existe uma sintonia entre vocês dois, três… Olhem, essa sintonia é encantadora. Isso mesmo, podem experimentar: RECOMENDO: VÃO AMAR. Afinal, nada mais gostoso do que um bom papo entre amigos.