Posts/entrevistas

Remorso

“Algumas pessoas o confundem com o arrependimento. O arrependimento é o mal-estar que às vezes sentimos depois de praticar alguma ação, seja ela boa ou má. Já o remorso surge apenas quando fizemos algo que sabemos que é errado. Por exemplo, você pode se arrepender de ter recusado o chocolate que seu irmão lhe ofereceu.Continuar lendo “Remorso”

FELICIDADE

                        “A felicidade é diferente para cada pessoa. Ficamos felizes quando usamos nossos Talentos e habilidades para realizar coisas em Que somos bons ou que gostamos de fazer. O que pode nos trazer felicidade? Plantar uma árvore, completar um quebra-cabeça, assar um bolo, montar um móvel, escrever um poema, resolver problemas de matemática… Muitas atividadesContinuar lendo “FELICIDADE”

                        TENSÃO

“Algumas pessoas a chamam de ‘estresse’. A tensão nasce quando enfrentamos situações que consideramos ameaçadoras, como, por exemplo: — Mudar de casa ou de escola: — Estar no meio de uma discussão acalorada; — Não ter estuado a matéria quando o professor começa a nos fazer perguntas. Também podemos ficar tensos ou estressados quando oContinuar lendo ”                        TENSÃO”

Compaixão

Parte II  Pedro tentou sem resultado trabalhar na mecânica. Fazia pouco tempo que começara a praticar suas atividades, apenas com o braço esquerdo.              Das cinco pessoas da mecânica, incluindo o chefe, ninguém teve paciência com Pedro. Com a demora em fazer as peças no torno mecânico e na fresa, seu trabalho foi minguando dia aContinuar lendo “Compaixão”

COMPAIXÃO

“Há quem a chame de ‘piedade’, ‘empatia’ ou ‘comiseração’. Compaixão é o pesar que sentimos pelo infortúnio de alguém. O que a compaixão nos motiva a fazer? Ela nos motiva a ajudar quem está sofrendo, seja um parente ou um desconhecido. Pode ser despertada até mesmo por um personagem fictício, como uma raposa que perdeuContinuar lendo “COMPAIXÃO”

Alívio

                            Entrar no portão de Birkenau — Auschwitz 2 — é algo assustador e inesquecível. Sessenta anos depois da libertação dos poucos sobreviventes, fui visitar o local mais aterrorizador que o ser humano — se podemos denominar essas pessoas de humanas — pôde criar.  O cinza do céu e a entrada do inverno nos alertouContinuar lendo “Alívio”

Irritação

             Você já se irritou hoje? Antes de responder, pense bem. Ah! Jony, acordei há meia hora, nem deu tempo de me irritar? Será? E o despertador do seu celular que tocou várias vezes? Você tenta desligar e, com sono grudado nos seus olhos, dá um tapa na tela dele, não para de tocar. DáContinuar lendo “Irritação”

 Amor

       De todas as emoções, o amor talvez seja a mais contraditória. Ele pode provocar em nós um sorriso gigantesco ou uma cachoeira de lágrimas. Há dezenas de amores, como: amor de mãe, de pai, de amigos, amor a um time de futebol, amor por um parceiro(a), amor por um pet e muitos outros. OContinuar lendo ” Amor”

Haters — nas redes sociais — e o discurso do Ódio

Em um contexto de rede social, a primeira vez que ouvi a palavra hater foi no Tik Tok. Uma moça, aparentemente inteligente e estudiosa, chorava em um dos seus vídeos porque, segundo ela, foi cruelmente agredida por um dos seus seguidores. A moça, defensora do neoliberalismo capitalista, aos soluços, tentava argumentar seu ponto de vistaContinuar lendo “Haters — nas redes sociais — e o discurso do Ódio”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.